E eu sou..

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Graduada em Pedagogia, pelo Centro Universitário Franciscano; Santa Maria/RS, com habilitação para educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental. Pós Graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional. Cursos complemetares de Pedagogia Hospitalar e Brinquedoteca Hospitalar. Idealizadora e Presidente do Projeto de Humanização Hospitalar DOSES DE ALEGRIA, onde capacita, coordena e realiza ações sociais com equipes de Doutores Palhaços. Meus projetos e a didática que desenvolvo são fundamentados em cima da "Teoria das Inteligências Múltiplas" de Howard Gardner. Para o psicólogo americano , criador da teoria das habilidades múltiplas, a predisposição genética e as experiências vividas na infância podem favorecer nossos “computadores mentais”. Em sua opinião, é mais importante estimular do que medir os recursos mentais

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

VITÓRIA RÉGIA, A LENDA!



          vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é uma planta aquática  típica da região amazônica. Ela possui uma grande folha  em forma de círculo, que fica sobre a superfície da  água , e pode chegar a ter até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.  Vista por baixo.Sua flor (a floração ocorre desde o início de março até julho) pode ser branca, lilas, roxa, rosa e até amarela , e expelem uma divina fragrância noturna adocicado do abricó, chamada pelos europeus de "rosa lacustre", mantem-se aberta até aproximadamente as nove horas da manhã do dia seguinte. No segundo dia, o da polinização, a flor é cor de rosa. Assim que as flores se abrem, seu forte odor atrai os besouros polinizadores (cyclocefalo casteneaea), que a adentram e nelas ficam prisioneiros.  Outros nomes: irupé  (guarani) , uapé, aguapé(tupi) , aguapé-assú, jaçanã, nampé, forno-de-jaçanã, rainha-dos-lagos, milho-d'água e cará-d'água. Os ingleses que deram o nome Vitória  em homenagem à rainha, quando o explorador alemão a serviço da Coroa Britânica Robert Hermann Schomburgk levou suas sementes para os jardins do palácio inglês. O suco extraído de suas raízes é utilizado pelos índios como tintura negra para os cabelos. Também utilizada como folha sagrada  nos rituais da cultura afro brasileira e denominado como Oxibata.


    Responsáveis pelo mural semanal da escola e realizando estudos sobre a data comemorativa,FOLCLORE, escolhemos a Lenda da Vitória Régia como tema e o resultado foi esse!!!






LENDA DA VITÓRIA RÉGIA

"Dois olhos que se tocaram,no pulsar de dois corações
dois seres enamorados,levitando em emoções.
Sou flor de vitoria régia,que enfeita a noite dos rios.
Quero que enfeites a vida ,de um coração tão vazio."
 da música Vitória Régia, Wilson Paim


Uma linda semana pra cada um que passar por aqui!!!
Beijos da Nádia Villani Ruy

Nenhum comentário:

Postar um comentário